O que é DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e Como Emitir esse Documento?

O que é DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e Como Emitir esse Documento?

O que é DARF?

O DARF é uma guia que serve para arrecadar os impostos, contribuições e taxas que estão embutidas nas operações financeiras. Este documento é um dos principais instrumentos de recolhimento de tributos à Receita Federal. Portanto, seu uso é obrigatório no dia a dia de pessoas físicas e empresas.

No DARF são pagos tributos importantes como IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), entre outras cobranças.

Por este motivo, os empreendedores devem ter atenção na hora de emitir e pagar este recolhimento, mantendo assim seu negócio na em dia com a receita.

A presença de um bom contador é fundamental para realizar esse processo corretamente e não ter dores de cabeça mais tarde. Conheça o serviço de Contador Online da Contabilizei

Existem dois tipos de DARF: o Simples e o Comum. Confira abaixo qual a diferença entre os modelos e qual você deve utilizar no pagamento dos impostos da sua empresa:

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Qual é a importância da DARF para o investidor?

Ao investir qualquer quantia em dinheiro, seja na Bolsa de Valores ou em outras opções no mercado, seu lucro possivelmente será tributado e você terá de declará-lo no Imposto de Renda.

Investimentos em renda fixa são recolhidos diretamente na fonte, ou seja, o valor líquido do seu lucro recebido já foi retido e direcionado para o Governo.

Apenas 1% sobre o valor dos rendimentos é retida na fonte quando a operação for de curtíssimo prazo (Day Trade) e para posição o percentual é de 0,005% sobre o valor de alienação do ativo e o restante você precisa fazer uma declaração.

É a partir da emissão e do pagamento da DARF que um investidor consegue manter-se dentro da lei e evitar autuações da fiscalização.

A DARF consegue garantir que o investidor mantenha-se dentro da lei e evite autuações da fiscalização.

DARF Simples

Criado em 1997, este modelo era utilizado por empresas que se enquadravam em um regime tributário especial, pagando seus impostos como IRPJ, CSLL, PIS e CONFINS em uma guia única.

Com a instituição do Simples Nacional em 2011, este tipo de cobrança foi substituída pelo DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

DARF Comum

Ao contrário do modelo Simples, este tipo continua em vigor. Esta guia é utilizada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, servindo para recolher tributos como o imposto na alfândega por importação de mercadorias trazidas do exterior, PIS sobre o faturamento da empresa e também no caso de Imposto de Renda pela sua fonte pagadora, entre outros.

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    Emitir DARF pessoa física

    A impressão do Darf de todas as quotas do imposto pode ser feita no próprio programa gerador da Declaração do IRPFcalculando os valores de juros Selic para o respectivo vencimento. Além disso, para os Darf emitidos após o prazo, também serão calculados os devidos acréscimos legais.

    Também é possível Imprimir o Darf utilizando uma das opções abaixo:

    IMPORTANTE:

    A segunda quota, quando paga no prazo, será acrescida de 1% de juros. As demais quotas, mesmo quando o pagamento for feito no prazo, serão acrescidas de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), para títulos federais, acumulada mensalmente, do período de 01/07/2020 até o mês anterior ao do pagamento, e acrescido de 1% (um por cento) relativo ao mês do pagamento. Ao utilizar as opções 1 e 2, o Darf será impresso com os devidos encargos calculados automaticamente.

    o que é DARF relatorio e caneta

    DARF online

    O DARF (Documento de Arrecadação de Tributos Federais) é a principal guia para recolhimento de tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

    O modelo de documento nasceu no final dos anos 90 com a finalidade de facilitar o recolhimento de impostos federais, permitindo que o pagamento seja feito através de apenas uma guia, e, ao mesmo tempo, fazendo com que os valores arrecadados sejam transferidos diretamente aos cofres públicos sem intermediários.

    De lá pra cá, o DARF continua sendo amplamente utilizado tanto por pessoas físicas (principalmente no pagamento de quotas do imposto de Renda) quanto jurídicas no recolhimento de impostos devidos a Receita Federal Brasileira (RFB).

    Quando tratamos de DARF online, estamos na verdade nos referindo ao procedimento para emitir o documento através da internet.

    Opção que une comodidade e também segurança. Em suma, parte dos campos serão preenchidos automaticamente pelo programa disponibilizado pela receita, diminuindo o espaço para erros.

    Como preencher a DARF?

    Para emitir o documento, é preciso ter em mãos alguns dados para preencher corretamente a guia. Entre eles estão:

    Nome e CPF do pagador, para pessoa física;
    Número do CNPJ e razão social, para pessoa jurídica;
    Competência do Imposto (mês relativo à apuração vida ao imposto);
    Código de pagamento (disponibilizado pela RF neste endereço);
    Número de referência (dependendo da operação do tributo);
    Data de vencimento;
    Valor da cobrança;
    Multa e juros, caso aplicados;
    Valor total, calculado automaticamente (incluindo as multas e juros, quando ocorrerem).
    As informações pedidas na hora do preenchimento variam entre os modelos de DARF. Outras informações obrigatórias estão no modelo de DARF que a Receita Federal disponibiliza em seu site.

    CTA Migração-G

    Como emitir DARF?

    Fazer a emissão do DARF é mais simples do que parece. A própria Receita Federal oferece algumas ferramentas para facilitar este processo:

    Sicalc

    O caminho mais utilizado para emitir esse documento é através do software específico criado pela RF. Neste método, deve-se baixar e instalar o programa no computador ou notebook para emitir as guias e realizar outras operações relacionadas ao DARF. Um dos benefícios de se utilizar o sistema é que, a cada primeiro dia útil do mês, ele é atualizado para acompanhar o índice da taxa Selic, calculando precisamente o imposto cobrado.

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    Sicalcweb

    a Receita também disponibiliza uma plataforma online para calcular e imprimir o documento. Neste caso, você pode acessar o site e preencher os campos de identificação, como estado, cidade, código da receita, entre outros. Ao utilizar esse caminho, deve-se pagar a guia em um banco credenciado.

    No pagamento ao banco, é possível utilizar as diversas modalidades de atendimento oferecidas – dependendo da instituição – como terminal de autoatendimento, internet, débito em conta (podendo ser somente no caso de parcelamento de dívidas), gerenciador financeiro e até através de aplicativos. Tudo isso até mesmo sem o código de barras do DARF.

    O que fazer quando o DARF está atrasado?

    Mesmo quando há atraso no pagamento é possível regularizar a situação da empresa de maneira prática e fácil. Neste caso, é preciso emitir uma nova guia do DARF no site (Sicalcweb) ou pelo programa da Receita Federal (Sicalc).

    Porém, lembre-se que esta cobrança terá juros e multa somados no valor total – 0,33% de multa ao dia, limitado a 20% e selic acumulada para juros!

    Atenção com prazos para pagar os tributos, afinal de contas você não quer gastos desnecessários no seu negócio, não é mesmo?

    E quando algum dado foi preenchido errado no DARF?

    Quando, por algum motivo, a guia foi emitida com alguma informação errada, é possível fazer a correção através do Redarf, tudo online, no site do e-cac.

    Não esquente a cabeça com os DARFs da sua empresa!

    Preencher todos os DARF referentes aos impostos e entregá-los na data correta pode ser um desafio para o empreendedor. Para evitar erros ou acabar pagando juros e multas – que irão impactar negativamente o financeiro da sua empresa – conte com um serviço de contabilidade seguro e moderno para fazer os processos do seu empreendimento. Assim, além de manter seu negócio funcionando de acordo com a lei, você terá mais tempo e recursos para cuidar da sua gestão.

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    Escrito por:

    Vitor Torres

    Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.

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    ”Estou bem satisfeita com os serviços da Contabilizei. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!” Tathianna Pereira Zogahib - cliente Contabilizei - Psicologia

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